Pré-Época: FC Porto dá tratado de bola em Maastricht


FC Porto com estreia positiva na digressão europeia de pré-epoca

O Futebol Clube do Porto continua a golear na preparação para a época de 2013/14, desta feita com uma goleada à formação belga do MVV Maastricht, que milita na Segunda Divisão local.

Num encontro em que os Dragões venceram por seis bolas a zero (6-0), o principal objectivo do treinador Paulo Fonseca terá sido de que a equipa assimile o modelo de jogo que tem em mente: "É sempre bom eles marcarem, mas não é o mais importante. Aquilo que queremos que percebam é o caminho que estamos a traçar e que nos levam as vitórias."

Fonseca parece ciente da tarefa que tem por diante, pois esta equipa terá que se mostrar a um nível elevado se quiser alcansar os objectivos delineados época que se avizinha: "É o segundo jogo e é preciso evoluir mais. Os próximos jogos vão ser mais difíceis e vão ser bons para avaliarmos aquilo que temos vindo a trabalhar." A eficácia também é uma prioridade para Fonseca: "É sempre bom ganhar de forma clara. A espaços revelamos alguns bons momentos, mas que não foram concretizados. Isso também é normal."

Este sábado, dia 13, o Porto defronta o Marselha a contar para a taça Valais. O ponta pé de saída está previsto para as 19h30, no Estádio Tourbillion, em Sion. Será um jogo mais equilibrado e que poderá ser a primeira hipótese de avaliar a equipa quanto ao potencial para a próxima época.

Arranca a pré-época do Benfica

Durante o sábado também se assistirá à estreia em jogo dos plantel renovado do Sport Lisboa e Benfica. 

As Águias também iniciam a época na Suiça, frente ao Étoile Carouge FC. O treinador Jorge Jesus leva consigo um plantel de 23 jogadores para este estágio com a duração três jogos. De realçar a ausência dos jogadores Carlos Martins, Jara, Sidnei, Luisinho e Jardel. Apenas Luisinho (por lesão) e Jardel (dispensado para tratar de assuntos familiares) não viajam para Genebra com o consentimento do clube. 

O jogo decorre a partir das 19h30, no Stade de la Fontenette em Carouge, e será seguido por outros encontros com o Bordéus (domingo às 19 horas) em Nyon,  e finalmente frente ao Sion (terça-feira às 18h45) em Martigny.

Sporting hesitante na estreia

Com uma pré-época plena de controvérsia e incertezas quanto ao plantel, com Bruma e Schaars a darem que fazer à equipa dirigente de Alvalade, Leonardo Jardim deverá estar desejoso de pôr a equipa a jogar e poder dilenear o seu jogo para época vindoura. O jogo previsto para sábado terá sido anulado, com fontes leoninas a atribuirem tal situação ao SC Beira-Mar.

Assim, será no périplo ao Canadá que o Sporting 2013/14 terá a sua estreia nos relvados. Partindo para a América do Norte a 15 de julho, os Leões enfrentam no dia 17 o Kitchener (23h30, hora portuguesa) e no dia 21 o Peñarol (20h00, hora portuguesa). Com regresso marcado para dia 22 de Julho, nessa altura teremos uma ideia melhor do que valem os pupilos de Jardim.

Não faltam razões para acompanhar o arranque das equipas portuguesas. Aposte na pré-época!