Taça de Portugal: Derby promete ser entusiasmante


Benfica 1.82 - Empate 3.40 - Sporting 4.00

Este é um derby sempre aguardado pelos adeptos de ambos os clubes. Benfica e Sporting já se encontraram na Taça de Portugal por 33 com a vantagem a pender para o clube leonino com 17 vitórias. Também aconteceram dois empates.

No entanto, e como se joga na Luz, convém verificar que casa mandam as águias. Venceram por seis vezes e empataram duas, no total de 11 partidas disputadas.

Ainda nas curiosidades estatísticas, é de referir que o Benfica alcançou a vitória mais dilatada, por 5-0, em 1985/86, enquanto o Sporting alcançou a maior vantagem quando defrentou os encarnados pela primeira vez nesta competição em 1941/42, com um também expressivo 4-0.

O jogo que mais obrigou os guarda-redes a se deslocarem ao fundo das suas redes foi um Benfica 5 x 4 Sporting, disputado em 1951/52.

Ainda na revisão dos dados históricos, falta referir que se enfrentaram para a Taça pela última vez em 2007/08, nas meias-finais, com o Sporting a vencer por 5-3.

Mas de nada servem estas estatísticas sem se saber o momento atual das duas equipas. Do lado do Benfica, e apesar de uma melhoria do nível exibicional de algumas jornadas para cá, o resultado mais recente é uma decepcionante derrota em Atenas a contar para a Champions. A equipa de Jorge Jesus está num momento de viragem, pois pode numa semana pôr em causa a presença em duas competições em que apontou objetivos ambiciosos.

Do lado do Sporting, o momento também é crucial. Apesar de estar em vantagem anímica, por estar ausente das competições europeias, esta maior disponibilidade implica uma pressão maior para vencer a Taça e demonstrar a valia da equipa. Leonardo Jardim não indica a sua equipa como aspirante ao título da Liga, e sem a Taça, pouco restará aos leões para lutar no decorrere desta época. A única alternativa será a Taça da Liga, que ainda não colocou em competição as principais equipas.

Não deixe de acompanhar as emoções deste derby, e dos demais jogos da Taça de Portugal, com a Unibet.