Os 5 mais chocantes resultados num Mundial


Estamos em contagem decrescente para o Mundial na Unibet e aproveitamos agora para olhar para anteriores edições desta tão famosa competição.

Vamos dar uma olhadela aos resultados mais inesperados da história do Mundial. Será que no Brasil teremos jogos à altura destes?

5. Argentina 0 - 1 Camarões, 1990

 

O jogo de abertura do Itália '90 seria um jogo para vermos os campeões em título, a seleção da Argentina, mostrar-se como principal equipa do torneio. Mas os jogadores da seleção africana decidiram estragar a festa aos argentinos em San Ciro, Milão.

Os pouco cotados jogadores dos Camarões venceram inesperadamente por 1-0, cortesia de uma cabeçada bem encaixada de François Omam-Biyik. Apesar de terminarem a partida a jogarem com apenas nove jogadores foram capazes de assegurar a vitória. Esta partida catapultou a notoriedade da formação africana, pois foi a primeira oriunda deste continente a conseguir chegar aos quartos-de-final. 

 

4. Alemanha Oriental 1 - 0 Alemanha Ocidental, 1974

Finalistas em 1966, e semi-finalistas em 1970, esperava-se que os anfitriões da Alemanha Ocidental (RFA) conseguissem varrer os vizinhos que vinham do lado de lá Cortina de Ferro.

As intrigas políticas caraterísticas da Guerra Fria estavam ao rubro nesta partida em Hamburg, no campeonato de 1984. Relembramos que nesta altura a Alemanha estava dividida, em Berlim existia um muro a separar as duas metades do país e do lado de lá, na Alemanha Oriental (RDA), ainda dominavam os soviéticos.

O jogadores da RDA recusaram ser derrotados, e com um golo de Jurgen Sparwasser a 16 minutos do apito final asseguraram o domínio do grupo. No final do torneio, os aqui derrotados da RFA conseguiram vencer o título mundial, não obstante esta inesperada derrota frente à seleção da RDA.

 

3. Coreia do Norte 1 - 0 Itália, 1966

 

Nenhum dos presentes no estádio do Middlesborough, Ayersome Park, conseguia acreditar no que estava a ver. Os ultra-favoritos italianos perdiam para os completamente desconhecidos norte-coreanos.

Pak Doo-Ik marcou mesmo antes do intervalo, com a Coreia do Norte a ultrapassar a Squadra Azzurra na tabela, e assegurando o segundo lugar do grupo. E conseguindo assim excluir a seleção italiana do torneio de '66. A Coreia do Norte voltou a surpreender frente a Portugal na ronda seguinte, terminando a primeira parte a vencer por 3-0. Mas coube a Eusébio marcar quatro golos no segundo tempo, pondo assim fim à série impressionante de resultados desta equipa asiática.

 

2. França 0 - 1 Senegal, 2002

Numa partida que relembra o Argentina - Camarões de 1990, os campeões franceses foram atordoados pelos quase desconhecidos senegaleses, propiciando um inesperado fechar da primeira jornada. Decorria o Mundial de 2002.

A jogar sem Zinedine Zidane, a seleção gaulesa ainda recorreu a jogadores como Thierry Henry, Macel Desailly e Patrick Viera, mas sem conseguir suster a impressionante equipa do Senegal. O golo de Papa Bouba Diop à primeira meia-hora de jogo ditou a derrota.

Apesar de terem tentado dar uma resposta à altura, os franceses não conseguiram assegurar o domínio do jogo e o Senegal conquistou um resultado que espantou o Mundo. Acabariam por terminar a fase de grupos em último lugar com apenas um ponto.

1. EUA 1 - 0 Inglaterra, 1950

O primeiro Campeonado do Mundo para a Inglaterra não correu exactamente como planeado, porque perderam para a equipa de amadores dos EUA por 1-0. A partida decorreu em Belo Horizonte, da última vez que se disputou este torneio no Brasil.

Este resultado foi tão inesperado que a imprensa britânica julgou que teria sido um erro de datilografia, pois era impossível que o resultado não fosse 10-1 ou 10-0 a favor dos ingleses. Estavam muito enganados.

Joe Gaetjen marcou o único golo da partida, frente a uma equipa inglesa com jogadores como Tom Finney, Billy Wright ou o futuro treinador vencedor do Mundial, Alf Ramsey. Este foi um humilhante resultado para uma selecção com tais valores individuais.

 

Aposta num resultado inesperado neste Mundial? Consulte as quotas aqui.