Ronaldo ou Zlatan: Quem estará no Mundial?


Esta semana teremos Portugal frente a frente com a Suécia, num embate entre duas nações por um lugar no Campeonato do Mundo de Futebol. Os suecos têm 2.50 de quota para se qualificarem, enquanto os jogadores lusos partem como favoritos com 1.55.

Infelizmente, isto significa que o Mundial 2014, a disputar no Brasil, não terá a presença de um dos melhores jogadores do mundo. Poderá ser que Cristiano Ronaldo esteja ausente, ou poderá acontecer que Zlatan Ibrahimovic fique a ver o desenrolar do campeonato pela televisão.

Assim sendo, qual destes jogadores é que os adeptos mais querem ver no mais competitivo dos palcos? A Unibet revela quem dará o maior contributo ao espectáculo:


Momento de Forma

Existem alguns avançados a jogar melhor que Ibrahimovic na atualidade, sendo que Cristiano Ronaldo é um deles.

O sueco marcou 14 golos em 15 jogos pelo Paris St-Germain esta época, que inclui 6 golos em três jogos na Champions. Pode apostar nele como melhor marcador da Liga dos Campeões esta época por 6.00.

Ronaldo, no entanto, pode reclamar o recorde recente de 24 golos em 17 partidas. Marcou 16 na Liga Espanhola e na Champions é o melhor marcador com oito golos. Ronaldo tem 1.42 em como mantém este desempenho, o que faz dele o favorito a reclamar o título de melhor marcador da liga milionária.

O atacante madrileno ofusca com a sua forma atual, e pode ser apontado como o melhor jogador do mundo neste momento. Ronaldo pode ser apontado como vencedor do Ballon d'Or por 3.75.

Veredicto: Zlatan 9 - Ronaldo 10

Impacto sobre a respetiva seleção

Ronaldo também tem um impressionante registo de golos por Portugal este ano, marcando seis nas seis vezes que jogou com as Quinas ao peito. Será justo afirmar que, no entanto, não tem a mesmo desempenho na seleção que lhe conhecemos nos clubes.

A nossa seleção tem 43 golos em 107 jogos, o que é um registo muito bom mas não é espectacular. Ronaldo só marcou por 5 vezes durante os 13 jogos por Portugal em 2012, o que terá contribuido em grande medida para as dificuldades em qualificar a equipa num grupo em que era favorita.

O registo de Ibrahimovic, com 46 golos em 94 partipas pela Suécia, é estatísticamente melhor mas o mais importante é o registo ao longo dos últimos dois anos.

Em 2012, Zlatan marcou 11 golos em 8 internacionalizações e depois marcou mais 7 golos em 9 partidas em 2013. É uma média de 1 golo por partida, o que é um registo tremendo ao nível das seleções.

Veredicto: Zlatan 9 - Ronaldo 8

Hipóteses no Mundial

Ibrahimovic poderá ser o avançado mais produtivo a nível da sua seleção, mas isso não vale de muito se o resto da equipa não estiver à altura da tarefa.

É justo admitir que a Suécia não venceria um grupo que incluisse a Alemanha, mas as fases finais que disputaram recentemente sugerem que irão ao Mundial para fazer boa figura.

Os suecos foram eliminados na fase de grupos dos dois últimos Europeus e não atingiram o último Mundial. Estão colocados com um distante 200.00 para vencer o Mundial no Brasil. 

Por oposição, Portugal chegou às meias-finaos no último campeonato da Europa e chegaram à fase eliminatória em todos os eventos internacionais desde 2004. A seleção nacional está com 50.00 para vencer o Mundial, mas deverá descer para 20.00 assim que se qualifiquem para a fase final.

 

Verdicto: Zlatan 7 - Ronaldo 8

Star Quality

Como mencionámos acima, está na ordem do dia discutir se Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo na atualidade. Tem exibições espectaculares duas vezes por semana, e é claro que o melhor jogador do mundo tem que estar no Mundial, certo?

Este é um homem que vive em grande, tanto dentro como fora das quatro linhas. Tem o seu valor estimado em US$160M, e a revista SportsPro avalia-o como o oitavo melhor atleta em potencial de marketing de 2013. É provável que Ronaldo também seja o jogador que as observadoras femininas mais querem ver no Mundial, pois já namorou com uma sucessão de belezas internacionais.

Mas apesar de todas as conquistas de Ronaldo, não se pode negar que Zlatan tem igualmente potencial de estrela. Para começar, não é estranho chamar-lhe "Zlatan", ao contrário de Ronaldo que seria estranho tratar por "Cristiano".

Esta maior facilidade advém da tendência encantadora de Ibrahimovic tratar-se a si próprio pela terceira pessoa. É um homem que se tem em muito boa conta, mas que mostra este seu ego de forma bem irónica.

Quando lhe perguntaram o que tinha oferecido à sua esposa Helena Seger pelo aniversário, o nosso herói respondeu: "Nada. Ela já tem o Zlatan." Como anti-herói, ninguém bate Ibrahimovic na atualidade.

Verdicto: Zlatan 10 - Ronaldo 10

Veredicto final


Num mundo ideal veríamos estes dois jogadores no Brasil no próximo verão mas tal não é possível. Temos que escolher apenas um e o escolhido é Cristiano Ronaldo.

Portugal é a opção com mais hipóteses de sucesso no Mundial, o que dá a vantagem a Cristiano Ronaldo. Seria provável só ver Zlatan em três partidas da fase final, enquanto Portugal pode muito bem chegar aos quartos-de-final, dando a Ronaldo a oportunidade de deixar a sua marca no torneio.

Verdicto: Zlatan 35 - Ronaldo 36


Quem acha que vencerá o play-off? Aposte agora no Portugal x Suécia!