Open Austrália: Federer contra Nadal será duelo longo


Só haverá uma partida na jornada 12 do Open da Austrália 2014, mas será muito importante e garante um lugar na final.

Roger Federer vs Rafael Nadal (Apostas and Streaming na Unibet TV a partir das 08h35 (Lisboa))

Este par de estrelas vai enfrentar-se pela 33.ª vez no que, na verdade, não tem sido um embate muito competitivo nos últimos dois anos.

Nadal lidera no confronto, com 22-10 em termos de vitórias, e o espanhol venceu em oito dos 10 últimos encontros. A vitória para Federer aconteceu pela última vez no Grand Slam em Wimbledon, na já distante final de 2007 que decorreu ao longo de cinco sets.

Dizer que Rafa tem vantagem é ser brando. Geralmente tudo está a seu favor nos embates com Federer, mas há preocupação quanto à mão esquerda do espanhol. Este diz que apenas tem sido incomodado por esta mazela no serviço. Olhando para as imagens, é obvio que incomoda imenso quando serve, mas também não será por coincidência que as suas esquerdas estejam a falhar muito mais vezes ultimamente.

Para que Nadal admita que está a ser afetado no serviço é indicador de que algo se passa e o seu desempenho tem sido muito pobre, para o que nos habituou, durante partes consideráveis das partidas frente a Kei Nishikori e Grigor Dimitrov.

Do lado de Ferderer, os anos parecem ter regredido e esteve em muito boa forma frente a um Andy Murray que admitiu estar abaixo da forma normal. O suiço está a movimentar-se muito melhor que na época passada e está a bater as bolas baixas com mais precisão com a sua nova raquete.

Por isso, são boas as notícias para quem aposta em Federer por 2.35, mas não vamos arriscar apesar da mão magoada de Rafael Nadal.

É de esperar que a partida sejam bem mais disputada que as anteriores, mas a barreira mental poderá ser grande de mais para Federer, e que a idade começa a pesar sobre o suíço.

Demonstrou tal ao falhar os match points várias vezes contra Murray, para vencer por 3-0, e nos pontos capitais contra Rafa, Roger será um interrogação.

A maior parte das outras áreas de jogo estão bem melhores que na época passada, e se conseguir sólido na zona das direitas, tal como foi contra Murray na maioria da partida, poderá empurra Rafa com mais intensidade de que qualquer partida entre eles desde a meia final que diputaram na Austrália há dois anos atrás.

A aposta em mais de 40,5 jogos parece ser muito boa, com 1.88, já que a possibilidade de se jogarem quatro ou cinco sets é bem sólida e a aposta numa vitória para Nadal por 3-2 também é apelativa por 4.90.

Não antevejo muito valor em apostar em Rafa por 1.58, dado o estado da sua mão. Não acreditamos que seja uma aposta segura.

Outra opção será apostar num primeiro set disputado com tie break a mais de 12,5 jogos por 3.85. Houve dois breakers em 2012 e não é uma má opção se só consegue acompanhar a partida durante um set.

A melhor aposta: Apostar mais de 40,5 jogos na partida entre Federer e Nadal por 1.70